quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Por que não desativar a UAC(telinha chata que pede senha)?

Um pouco irritado porque ainda estou irritado com isso, principalmente porque eu deveria ter previsto isso.

Meu cunhado veio até mim com um pedido duas semanas antes do Natal, se eu pudesse pré-configurar um novo laptop para jogos para sua irmã e seu filho de 8 anos de forma que fosse o mais seguro possível para as crianças. Claro, não é grande coisa.
Atualizei o Windows 8.1 para o Windows 10, configurei uma conta de 'mãe' como administrador e uma conta de 'criança' como usuário limitado. Pré-instalou os jogos que acompanham e instalou o Steam com todas as configurações para sua conta. Para completar, instalei uma cópia do Avira Antivirus e configurei tudo para atualizar automaticamente, depois dei instruções específicas ao meu cunhado para dizer à irmã dele que nunca permitisse que a criança fizesse login na conta dela.

O laptop é embalado de volta e vai para debaixo da árvore dela... e ontem recebi um telefonema frenético se eu pudesse ir até a casa do meu cunhado, pois o laptop está com problemas.

Eu inicializo no Windows e descubro que um vírus semelhante ao Cryptolocker apareceu a bordo. Ainda bem que não está conectado em nenhuma rede, apenas como cliente no guest wireless, peço o histórico.

25 de dezembro: O laptop é desempacotado e o pequeno vândalo fica radiante. Alegria que rapidamente se transforma em raiva porque ele não consegue instalar aplicativos aleatórios.
26 de dezembro: O pequeno vândalo conseguiu a senha de sua mãe e descobre que ainda não consegue instalar o crapware que deseja, então desativa o UAC* e desinstala o Avira.
27 de dezembro, manhã: O Cryptolocker fez seu trabalho e destruiu o laptop.
27 de dezembro, meio-dia: arranco os cabelos de frustração.

Felizmente eu tinha um disco de recuperação comigo, então limpei o sistema operacional e reinstalei. Windows 10 reativado automaticamente. Eu reinstalei o Avira e bloqueei-o com uma senha separada... infelizmente ainda tive que dar direitos de administrador à mãe, mas enfatizei como foi definitivamente, 100% aquele pequeno vândalo conseguiu ter acesso à conta dela que estragou tudo.

O laptop funciona de novo, a mãe está feliz comigo e com raiva do garoto, cunhado me dá uma cerveja e eu digo a todos que da próxima vez estarei cobrando dinheiro.

Do Reddit

Nenhum comentário:

Postar um comentário